NÃO É O MUNDO QUE VAI APRENDER A LIDAR COM VOCÊ, É VOCÊ QUE VAI APRENDER A LIDAR COM VOCÊ E COM O MUNDO.

 


Conversando com uma pessoa, me peguei falando essa frase e fiquei reflexiva. Sabe quando você fala com alguém e a coisa volta para você? O que eu mais ouço em clínica psicológica são pessoas se queixando de outras pessoas: da falta de apoio, da falta de compreensão, da falta de amor. E por mais que elas tomem conhecimento no processo psicoterápico de que devemos lidar com o outro como ele é, continuam nutrindo o desejo de que a outra pessoa seja como gostariam: mais compreensiva, mais empática, mais atenciosa, mais amorosa, mais presente.

 

Não está errado desejar isso. Quem não quer apoio, amor, compreensão? Se eu não tenho e preciso ou desejo, é claro que vou me frustrar. O erro está em não saber lidar com a minha frustração, minha decepção e em não saber lidar com o que o outro é ou pode me dar. Vou seguindo colecionando frustrações, decepções e sofrimento.

 

Eu sei que não é bonito, nem motivador. Mas você já tem textos e postagens demais, nas redes sociais, te lembrando do quanto o mundo é injusto contigo e te levando a ser envolvida em sentimentos negativos e desesperançosos. Entenda primeiro sobre você, aprenda a lidar com seus medos, fraquezas e descubra suas potencialidades. Depois, procure entender o outro. Aprenda a receber o que ele/ela tem de bom para te oferecer. Se concluir que essa pessoa não te agrega nada positivo, se afaste. Mas pare de esperar das pessoas o que elas não podem ou, infelizmente, não querem te dar.

 

Se cuida.

Comentários